CLIPPING

Antropologia do consumo: Ingrid Guimarães conversa com especialista sobre o assunto

20th novembro , 2017

Já ouviu falar em antropologia do consumo? Trata-se de uma linha de pesquisa da antropologia social, que tem como objeto de estudo o consumo. Para entender melhor o assunto, Ingrid Guimarães conversa com a especialista Hilaine Yaccoub, autora do livro “Consumo Popular”. Segundo a pesquisadora, “não existe sociedade que não consome”. Portanto, estuda-se “o fenômeno como uma forma […]

INSPIRAÇÃO HACKER 07

20th novembro , 2017

PROJETO Eu não diria que liderei um projeto hacker, mas que fiz parte por um período e enxerguei um fenômeno incrível num lugar lotado de estigmas: uma favela. Durante o trabalho de campo de doutorado na favela Barreira do Vasco no RJ aluguei 3 casas em 3 pontos diferentes de uma favela, fui até lá estudar […]

Parceria entre diarista e contratante rende elogio na rede social

20th novembro , 2017

Após assistir “Que Horas Ela Volta?”, Doutora em Antropologia publica texto sobre o emprego doméstico com críticas sociais e elogios a sua diarista. O filme brasileiro “Que Horas Ela Volta?” foi sucesso de crítica, de bilheteria e um dos preferidos da categoria de melhor estrangeiro do Oscar. Junto ao público, a trama comove as empregadas que […]

Porque consumimos? Hilaine Yaccoub fala sobre o consumo e a moda

20th novembro , 2017

Repensar nossos hábitos e comportamentos de consumo é um dos assuntos mais comentados atualmente. Mas o que é o ato de consumir na sua essência? Porque consumimos? Essas e outras dúvidas foram respondidas pela antropóloga Hilaine Yaccoub em entrevista ao Slow Down Fashion. Hilaine Yaccoub é doutora (PhD) em Antropologia do Consumo (UFF-RJ) e atua […]

Camada popular se reinventa na crise para manter consumo

20th novembro , 2017

Enquanto a classe média sentiu bastante a crise e parou para se lamentar, a camada mais pobre da população foi criar fontes alternativas de renda para se reinventar. A constatação é da antropóloga Hilaine Yaccoub, durante participação no programa Além da Conta, do GNT. “A classe média sentiu muito forte a crise e sentou na […]

COM A CRISE, 55% BUSCAM RENDA EXTRA, MOSTRA PESQUISA

20th novembro , 2017

São quase 12 milhões de desempregados, e parte deles está em lares que “O Globo” acompanhou para ver os impactos da crise na vida das famílias. A pesquisa exclusiva da FGV Projetos, encomendada pela Fecomércio-RJ, mostrou outro efeito perverso da recessão de mais de dois anos: 55% procuraram trabalho extra e 29% não conseguiram. Na […]

Representatividade criativa: 6 vozes que inspiram diálogos inclusivos

20th novembro , 2017

Em 2015, a peça “A Mulher do Trem” da companhia Os Fofos Encenam, apresentada em São Paulo no Itaú Cultural, recebeu críticas nas redes sociais porque os atores usavam técnicas de blackface, ou seja, maquiagem que atores brancos usam para interpretar negros de forma caricata. O movimento foi tão grande que fez com que o espaço substituísse […]

VOCÊ SABE QUANTOS ANOS TEM? PENSE ANTES DE RESPONDER

20th novembro , 2017

Não responda assim tão rápido, de imediato. Não se envelhece mais como antigamente. Leia e entenda. Depois, sim, responda quantos anos tem?

Empresas precisam aprender a estabelecer vínculos com o consumidor

20th novembro , 2017

Entender o consumidor é o que as empresas e os publicitários sempre tentaram fazer. Para esta finalidade, utilizam desde técnicas complexas que envolvem neurociência até pesquisas clássicas sobre o comportamento do consumidor em um supermercado. Mas Hilaine Yaccoub, antropóloga do consumo, defende que essas ações são insuficientes para entender como o consumidor pensa de fato. Durante […]

Página 1 de 212