BLOG

A geração em que tudo é possível

18th novembro , 2017

Muito tem se falado das gerações que são identificadas por letras X, Y, Z. Cada letra, na verdade, corresponde a um período temporal que é marcado por comportamentos no campo das artes, trabalho, consumo, estilo de vida, etc. Ao tratar de gerações, precisamos entender que vivemos em uma era em que tudo corre tão rápido que mudanças que antes levavam cerca de 10 anos para acontecer, hoje não levam 5 anos.

Isso significa que, com a Internet e a democratização da tecnologia, o que é moda neste instante em que você está lendo este artigo, terá um tempo muito curto para nascer, madurar e morrer. Não é surpreendente? E ao mesmo tempo assustador?

Pense bem: durante quanto tempo o telefone fixo foi o único meio de comunicação para várias gerações? Agora pense na vida de um jovem de 12 anos: ele pode se comunicar com seus colegas por WhatsApp, pelas redes sociais, em jogos interativos, ligações com câmera, Skype, mensagens de celular, e até mesmo o tal do telefone fixo que ele, possivelmente, nem sabe para que serve mais. Estamos tratando de uma geração que nasceu onde o mundo já diz para eles que “sim, tudo é possível”. Enquanto a tecnologia avança e nós nos assustamos, eles logo se adaptam e inventam outras maneiras de se apropriar desses meios para seguir sua criatividade e desejo.

Novas tendências de comportamento.

São consumidores voltados para valores e propósito. Eles são muito exigentes, e precisam ter marcas que criem essas conexões. É preciso falar a língua deles. Não adianta
impor, precisa andar em conjunto.

Essa geração constrói conhecimento. Portanto, é necessária uma relação verdadeira. Não adianta mentir, fingir, prometer e não cumprir. Em dois segundos eles acessam o “Reclame Aqui”, ou postam um meme irônico nas redes sociais e acabam com sua marca, serviço ou produto. Mas ao mesmo tempo, quando criam aderência ao seu negócio, o defendem como evangelistas, e promovem seu produto e serviço de graça, porque amam. Falam mesmo que estão curtindo. Postam, postam, postam. Viram fãs. E criam verdadeiros fansites ávidos por conteúdo promovido pela sua empresa.

O caminho sempre será o da descoberta das tendências. Através do olhar atento para o presente podemos delinear possibilidades tangíveis. Esta geração está aí divulgando conteúdo, basta saber pesquisar, apropriar-se e transformar todas essas postagens em conhecimento para planos de comunicação e negócios.

Entre na rede e pesque!

Data de publicação: 13 de março de 2017
Fonte: http://revistavarejosa.com.br/colunistas/a-geracao-em-que-tudo-e-possivel/