CONSULTORIAS E PESQUISA ANTROPOLÓGICA

A Antropologia do Consumo busca fazer a ponte entre as pessoas e o mundo dos negócios. O objetivo é traduzir o que é valor (utilidade e significado) para as pessoas e como isto dialoga com as marcas, produtos e empresas. Dessa forma, construímos um novo conceito do “fazer antropológico”, que se apresenta agora ao mundo corporativo no Brasil.

Mix de técnicas e metodologias

Realizamos investigações nos moldes da Pesquisa de Mercado tradicional somadas ao background teórico-metodológico da Antropologia. Desenvolvemos coleta de dados através de trabalho de campo como etnografias, home visit, vivências em pontos de venda, compra acompanhada, observação participante ou direta etc. Além disso aprofundamos nossas investigações através de entrevistas em profundidade e exploratórias. Recrutamos e moderamos grupos focais, implementamos e treinamos clientes ocultos, tudo isso dentro de uma dinâmica que busca um novo olhar para o consumidor.

A aposta está na concepção de projetos que somam teoria e prática com capacidade analítica e síntese, sem academicismos e com muita aplicabilidade fomentando o business intelligence.

diferenciais da antropologia
aplicada a consultoria
e estudos de mercado

CONSULTORIAS CORPORATIVAS

Antropologia Corporativa
Um novo profissional para uma nova realidade

O antropólogo corporativo cumpre uma nova função no Brasil. Através da sua consultoria que primeiro entenderá a dinâmica organizacional e cultural da empresa e dos seus produtos e serviços, o profissional irá mergulhar no universo do target para dar fundamento às suas contribuições.

Como: Através de uma ”assinatura” de horas ou Timesheet atuará  dando suporte a tomadores de decisão de diversas áreas  como marketing, comunicação, P&D, pesquisa e inteligência de mercado, TI, produto etc.

A partir de um olhar fresco entregando pílulas de conhecimento aplicáveis. Queremos fazer as empresas pensarem diferente.


Humanização
Somos a ponte entre lá e cá.
Entre o outro e
você. Ontem, hoje, amanhã.

Por que não sair da rotina e aprender a olhar pessoas de verdade, sem encenação, sem truque e sem discurso?

Como: Treinamento e capacitação das empresas e suas equipes através de um Laboratório Antropológico co-criativo para o desenvolvimento de conhecimento sobre as pessoas (clientes) de forma conjunta. O processo é pautado em criatividade e imersão sociocultural baseados em etnografia.

Já ouviu falar em cliente-espisão? Por que não fazer de forma direcionada?

Visamos promover e sensibilizar relações marcas-empresas-clientes para o entendimento das necessidades, valores e práticas dos consumidores.

O lema é: saia do ar condicionado e coloque o pé na rua.

 

PESQUISAS ANTROPOLÓGICAS

Consumer Insights
Investigação Human to Human

Objetivo: Construção de diagnósticos de cenários através de pesquisa exploratória: Corre, pergunta, escreve e entrega.

Através de uma ponte entre pessoas e empresa busca-se construir um canal direto entre o que as pessoas fazem/dizem/pensam/ sentem com a marca, um produto, um serviço etc. o segredo é “estar lá”, de dentro, de perto e de verdade

Desenvolvimento de reports e pesquisas exploratórias que cumprem esta função: trazer pra dentro do escritório o que acontece na vida real em curto espaço de tempo.

Dinamismo, rapidez e capacidade de pensamento projetivo são elementos deste tipo de pesquisa.

A investigação Human to Human entrega o desenvolvimento de estudo mais aprofundado que as metodologias de pesquisas vigentes, garantindo maior qualidade interpretativa.


Estudos da RUA
Os sinais do futuro estão no presente

Objetivo: O que a rua já te disse hoje? Desenvolvimento de reports (desk research, entrevistas e pesquisa in loco) procura-se entender expressões culturais, sociais e econômicas. A partir do entendimento de cenários do presente busca-se captar e prospectar sinais futuros.

  • Monitora o comportamentos sociais
  • Pesquisa lógicas de pensamento e práticas de consumo
  • Desenvolve olhares para pessoas, as coisas e as ações a partir da Antropologia


Vídeos etnográficos
O Olhar muito além da superfície

Objetivo: Produzir conteúdo audiovisual com linguagem etnográfica durante a pesquisa antropológica. O resultado final são documentários de curta duração, no qual o cliente pode visualizar a pesquisa feita em campo de uma maneira extremamente viva, cheia de insights e de forma rápida, eficiente e produtiva. Os vídeos também podem ser elaborados de forma customizada para atender a necessidade específica da marca ou empresa.